Quanta memória RAM você precisa meu PC? Guia da melhor memória RAM

 

Computer tattoo designs for men

Quando você quer comprar um computador novo, muitas vezes você pode parar e pensar no quanto de memória RAM você precisa para o dia-a-dia. É fácil deixar-se convencer pelos vendedores, ou a vontade de ter o melhor do melhor. Mas antes de gastar suas economias duramente ganhos, você tem que pensar o uso que vai dar ao Notebook para jogos , e para isso nada melhor do que consultar este guia sobre memória RAM.

Como escolher a memória

Em todos os casos, o normal é comprar a RAM em um número par de módulos. Desta forma, é possível aproveitar uma característica das placas —as de há alguns anos a esta parte tem— que permite usar dois módulos de cada vez durante a execução de tarefas —o que é conhecido como dual-channel ou triple channel—o.

 

A melhoria de desempenho é muitas vezes limitado, entre 1 e 5 % ao utilizar o duplo canal, por isso que na hora de escolher a memória não há que se tornar obcecado em comprá-los em múltiplos de dois, já que, além disso, não em todos os usos vai notar essa melhoria de desempenho. Em jogos pode traduzir em 1 FPS a mais, ou mesmo nem isso.

 

Deveis ter cuidado também na hora de escolher a memória que os possíveis dissipadores que incluam não colidir com o ventilador de refrigeração da CPU, já que alguns modelos, principalmente os de overclock, são realmente grandes e ocupam parte da placa para além da zona deixada para a CPU. Na medida do possível, as fichas de as memórias indica a sua altura e nas fichas dos dissipadores inclui a altura máxima das memórias.

 

Para tirar rendimento para 4 GB de RAM ou mais, você tem que usar um sistema operacional de 64 bits.

 

Formato da memória

 

Embora as placas-mãe modernas aceitam memória SDRAM de taxa DDR4 —do inglês double data rate de 4.ª geração—, vendem-se sobretudo em duas embalagens diferentes. O primeiro é o DIMM —do inglês dual in-line memory module—, habitual, de computadores de secretária e alguns mini-PC, que tem um tamanho de 133.35 mm x 31.25 mm, mas podem ser maiores se incluem dissipadores ou sistema de iluminação led. Dispõe de 288 contatos.

 

Para diferenciar a DDR3 da DDR4 e os módulos de memória anteriores, a contagem de inserção estão localizadas em posições diferentes, pelo que não há possibilidade de erro na hora de inseri-las. Portanto, os slots de memória DDR3 não são comaptibles com a memória DDR4.

 

O segundo empacotamento é o SO-DIMM —do inglês small outline dual in-line memory module—, que tem um tamanho de 69.6 x 30 mm, e pode ser utilizado em placas de mini-PC e portáteis. Costumam inserir ligeiramente inclinados, mas em paralelo com a placa, e ser fixados com grampos de forma automática. Dispõem de 260 contatos, e ao igual que a memória DDR4 DIMM, não o entalhe está localizado em uma posição que a DDR3 SO-DIMM.